Sesap orienta sobre aplicação de novas doses das vacinas nos idosos do RN

Sesap orienta sobre aplicação de novas doses das vacinas nos idosos do RN
Redes Sociais

Com a chegada de novas doses das vacinas contra a Covid-19 o Rio Grande do Norte inicia a quinta etapa de vacinação dando cobertura à população indígena, idosos e trabalhadores da saúde que não estão na linha de frente. São 35 mil doses da fabricante Astrazeneca/Oxford – Fiocruz que chegaram na tarde desta quarta-feira 24 ao Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma Nota Informativa com orientações aos municípios. Deverá ser levado em consideração, sobretudo, o quantitativo de doses destinado a cada município, para que se possa obedecer ao cronograma proposto. De acordo com o documento deverá ser concluída a vacinação dos idosos com 75 anos ou mais acamados e os idosos com 90 anos ou mais. Em seguida, deve-se priorizar os idosos com 85 a 89 anos, seguindo com os idosos de 80 a 84 anos e, caso o município disponha de doses remanescentes, pessoas com 75 a 79 anos. Para este grupo prioritário, a Sesap espera concluir esta etapa da vacinação até o dia 16 de março.

De acordo com o número de idosos em cada município, pode haver necessidade de mais dias ou menos dias para proceder a cada etapa. Assim, os municípios têm autonomia para elaborar cronograma próprio, desde que respeite a ordem decrescente de idade para a vacinação, isto é, do mais idoso para o menos idoso. Para os indígenas deve-se iniciar com aquelas de 75 anos ou mais, seguido de 60 a 74 anos, indígenas com comorbidades e os indígenas não contemplados nos grupos anteriores.

A expectativa é concluir a vacinação para este grupo até o dia 12 de março. A retomada da vacinação dos demais trabalhadores de saúde que não estão na “linha de frente” e que ainda não foram vacinados até o presente momento, ocorrerá após a finalização da vacinação do grupo de pessoas de 75 anos ou mais, e diante da disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Agora RN


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *