Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil cai para 0,68, freando o contágio, diz Imperial College

0
132

84 996140787A taxa média de transmissão da Covid-19 no Brasil, chamada de taxa R, é de 0,68, aponta levantamento do Imperial College de Londres, atualizado nesta semana. De acordo com dados da universidade britânica, o valor representa uma queda sensível em relação à semana passada, quando o território brasileiro estava com R em 1,01.

A taxa de transmissão representa o número de pessoas que cada infectado pelo coronavírus reinfecta e é uma das principais referências para acompanhar a evolução epidêmica do Sars-CoV-2 no país.

O atual índice indica que cada 100 pessoas contaminadas transmitem para outras 68, freando o contágio. No início da pandemia, por exemplo, esse número era de 2,5.

No entanto, especialistas ponderam que é preciso acompanhar o valor R por um período prolongado de tempo para atestar uma estabilidade consistente, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação do coronavírus.

Outro aspecto relevante é o de que o Imperial College calcula o valor com base em dados oficiais, desatualizados neste momento no país devido a problemas no sistema de informações do Ministério da Saúde.

De acordo com a pasta, as redes foram afetadas por um vírus e por medida de precaução, alguns sistemas foram tirados do ar.

O Imperial College destaca ainda que a notificação de mortes e casos no Brasil está mudando, e “os resultados devem ser interpretados com cautela”.

Além disso, há diferença nos cenários regionais, pois os estados, em um país continental como o Brasil, se encontram em momentos diferentes da pandemia.

De acordo com a margem de erro calculada pelo Imperial College, que analisa todos os países do mundo, a taxa R brasileira pode variar de 0,26 até 0,79. Segundo a estimativa, o país é o terceiro com menor taxa de contágio da doença neste momento, atrás apenas do Uzbequistão e da Bolívia.

A universidade do Reino Unido também projeta que o total de óbitos no país esta semana deve ser de 1.440.

O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui