A partir de 1º de janeiro, segunda-feira deve ser obrigatoriamente registradas, todas as pesquisas na Justiça Eleitoral.

A partir de 1º de janeiro, segunda-feira deve ser obrigatoriamente registradas, todas as pesquisas na Justiça Eleitoral.
Redes Sociais


A partir de 1º de janeiro, segunda-feira deve ser obrigatoriamente registradas, todas as pesquisas na Justiça Eleitoral, cinco dias antes da divulgação. A publicidade dos dados sem o prévio registro pode resultar em multa que varia de R$ 53.205 a R$ 106.410. Já a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral é vedada no período de campanha eleitoral. Enquete ou sondagem eleitoral não é a mesma coisa que pesquisa eleitoral. Enquanto a pesquisa deve seguir os rigores dos procedimentos científicos, a enquete apenas faz a sondagem da opinião dos eleitores.

E a lei também exige que sejam informados pelas entidades ou empresas, entre outros dados, identificação do contratante da pesquisa e número de CPF ou CNPJ; metodologia e período de realização; valor e origem dos recursos utilizados; questionário aplicado; e nome do profissional responsável, acompanhado de assinatura com certificação digital e do número do registro no Conselho Regional de Estatística.


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *