Começaram o período de queimadas em Cerro Corá

A queimada ainda é muito utilizada pelos agricultores para limpeza e preparo do solo antes do plantio. Muitas vezes, essa prática é feita de maneira indiscriminada e sem acompanhamento, causando danos ao solo, como a eliminação de nutrientes essenciais às plantas. As queimadas também trazem uma série de prejuízos à biodiversidade, a dinâmica dos ecossistemas e a qualidade do ar.
Em Cerro Corá não é diferente de muitos outros locais do pais, nesse período não existe nenhum controle ou serviços fiscalizadores ou orientadores, o agricultores fazem a seu modo.
Para os casos específicos, em que não há alternativa a não ser a queima, os agrônomos advertem que é indispensável seguir a legislação vigente, que inclui autorização dos órgãos competentes, além de se tomar as devidas precauções no momento de realização da atividade de queima.
As penalidades para quem não obedecer à legislação envolvem a prisão (de três a seis anos) e multas que variam conforme a gravidade da infração, podendo chegar a R$ 50 milhões, dependendo da área queimada e desmatada.