De acordo com Anatel, 74 mil orelhões ainda funcionam no Brasil

Houve um tempo em que as pessoas formavam filas para fazer uma ligação. Também havia os colecionadores de fichas e de cartões telefônicos das séries especiais, fossem de super-heróis, de ídolos como Ayrton Senna ou de paisagens turísticas. No entanto, com a popularização dos celulares a partir dos anos 2000, os orelhões quase acabaram. Quase.
De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) extraídos no mês de julho de 2023, existiam 112.581 orelhões instalados em todo o Brasil, mas apenas 74.433 estavam funcionando. Em uma página na internet, a agência disponibiliza a localização dos aparelhos e o status da operação de cada um deles. Para saber onde os orelhões estão instalados em todo o Brasil, clique aqui.
Do total de orelhões instalados no país, 1.505 estavam no Espírito Santo, mas apenas 313 deles funcionavam, o que representava 20,7% do total. Todo o restante (1.192) estava em manutenção. Até julho deste ano, a maioria dos orelhões em funcionamento no Espírito Santo estavam localizados na Região Sul (121), seguido da Região Metropolitana (88), Região Serrana (49), Região Norte (29) e Região Noroeste (26).