Doenças Inflamatórias Intestinais crescem entre brasileiros

Doenças Inflamatórias Intestinais crescem entre brasileiros
Redes Sociais


É estimado que no Brasil existam 1 em cada 100 pessoas pessoas afetadas pelas Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), dentre as quais são destacadas a doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, sendo a segunda uma inflamação limitada à camada mucosa do cólon, se estendendo por todo o intestino até o reto. Já a Crohn é uma inflamação transmural, que atinge até camadas mais profundas do intestino, e pode se estender da boca até o ânus.

Ambas DIIs têm como sintomas a dor abdominal, diarreia crônica, febre e sangramento retal, sendo diagnosticadas através de exames de imagem como endoscopia e colonoscopia e, principalmente, com a devida investigação do quadro e extensão dos sintomas.

Por se assemelhar com o quadro de outras doenças, os sintomas das DIIs frequentemente levam a outros diagnósticos, o que atrasa e dificulta o tratamento da doença. A médica Gastroenterologista Lívia Medeiros reconhece no diagnóstico como principal dificuldade no tratamento da doença. “Pela semelhança com outros quadros, o paciente é conduzido a diversos outros tratamentos que acabam atrasando o devido acompanhamento e tratamento das DIIs”, destaca a médica.


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *