Drama potiguar: ABC e América-RN a um passo do rebaixamento

A temporada 2023 vem se mostrando absolutamente frustrante para o futebol potiguar. No ano seguinte ao acesso de divisão dos seus dois principais representantes, ABC e América-RN, a dupla que disputa atualmente as Séries B e C, respectivamente, agora está a um passo de encarar um novo rebaixamento.
Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), após a derrota para o CRB, em casa, na última rodada, a probabilidade de queda à Série C do ABC foi a 98,1%, cenário que já coloca o time como um virtual rebaixado nesta altura da competição.
Para se ter uma ideia do quão profundo é o buraco, a primeira equipe fora do Z4 é Sampaio Correia, com 11 pontos a mais que os alvinegros. Allan Aal segue mantendo acesa a esperança de uma reviravolta.
“Nós iremos sair dessa situação, pois sabemos que mesmo com os torcedores deixando o estádio frustrados, nossa casa continua sendo um fator positivo, aliado a isso tem o fato de o ABC possuir atletas experientes o suficiente para lidar com esse tipo de situação e não se abalar. Só falta um pouquinho mais de confiança”, afirmou numa das suas últimas entrevistas coletivas.
O Elefante subiu à Série B como vice-campeão da última edição da Terceira Divisão. A equipe chegou a começar bem a temporada, ainda sob o comando do técnico Fernando Marchiori, alcançando a semifinal da Copa do Nordeste. Mas foi perdendo peças, trocou de técnico, dispensou dirigentes e atletas, e acabou não se reerguendo mais.
América-RN joga decisão na Série C
Campeão da Série D 2022, o América-RN foi outro clube que apontava um ano promissor. Campeão potiguar, o Dragão se transformou numa SAF, com o maior investimento da sua história. Em campo, entretanto, não houve reflexo dessa estruturação.
A equipe titubeou na Série C, sempre lutando contra o rebaixamento. Nesta segunda-feira, na penúltima rodada da primeira fase, recebeu o Aparecidente diante de mais de 21 mil torcedores, na Arena das Dunas, em Natal. Apenas empatou o jogo por 0 a 0.
Com o resultado, o América-RN segue no Z4, com 19 pontos conquistados, na 18ª colocação. A equipe comandada pelo técnico Dado Cavalcanti vai à última rodada para um confronto direto com o Floresta, no Ceará, no próximo sábado (26), às 16h (de Brasília), precisando vencer para escapar da queda. Qualquer outro resultado sacramenta o rebaixamento.
“Nós ja dependíamos desse jogo. Ainda que vencêssemos. Claro, talvez o empate fosse suficiente. Mas a vitória interessa para as duas equipes. Não vai ser um jogo de ‘gato e rato’. Será uma partida franca, onde as duas equipes vão estar buscando o resultado. Final de campeonato. Um mata, um morre. Vamos forte para esse jogo”, garantiu Dado Cavalcanti.
História por Redação Itatiaia