Encontro Estadual do Y20 acontece no mês de junho

Encontro Estadual do Y20 acontece no mês de junho
Redes Sociais


No próximo dia 10 de junho, acontece o encontro estadual do Youth20 (Y20) – Grupo Oficial de Engajamento de Juventude do Grupo dos Vinte (G20). O evento acontece no auditório da Escola de Governo, a partir das 8h, proporcionando um ambiente para interação, diálogo e colaboração em relação aos desafios globais mais urgentes. O evento é realizado em parceria com o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Políticas Públicas de Juventude – FONAJUVE, Agência da ONU para Migrações (OIM), Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes(CERAM) e Conselho Estadual de Juventude (CEJUV).  Clique aqui para fazer a inscrição.

Realizado oficialmente desde 2010, o Y20 tornou-se amplamente reconhecido como um dos fóruns de mais alto nível de influência internacional e um dos mais importantes do mundo na temática de juventudes. Esta será a primeira vez que o Brasil será líder da edição, a qual irá tratar cinco prioridades temáticas: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global; inclusão e diversidade e inovação e futuro do mundo do trabalho.

Já durante o encontro estadual, serão abordados os seguintes grupos de trabalho: Combate à fome, à pobreza e à desigualdade; mudança Climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global; inclusão e diversidade; inovação e futuro do mundo do trabalho; migrações e realidades juvenis. Neste último GT, haverá a apresentação e debate da pesquisa “Perfil da Juventude Potiguar”, conduzida em parceria com o Observatório da Infância e Juventude em Contexto de Violência da UFRN – OBIJUV/UFRN.

Segundo o subsecretário da juventude, Gabriel Medeiros, a presidência do Brasil do G20  oferece a oportunidade de alçar a opinião das juventude brasileira ao centro do debate internacional. “Através do encontro do Y20 no Rio Grande do Norte, vamos produzir uma síntese da opinião da juventude potiguar sobre os maiores problemas globais e levá-las para o encontro de um dos mais importantes organismos internacionais.”, conclui Gabriel.

A programação do evento, que inicia às 8h com a recepção dos participantes, segue às 9h, com a aula magna seguida pela abertura oficial. Às 10h, uma mesa de autoridades reúne líderes de diferentes áreas para compartilhar suas visões. O almoço acontece às 12h30, seguido pelo início dos Grupos de Trabalho (GTs) às 13h30. A plenária final, às 16h30, reunirá as recomendações dos GTs para definir os próximos passos e compromissos para ação coletiva.

Sobre o Y20

O Youth20 (Y20) é um dos Grupos de Engajamento do G20, criado como um fórum oficial de caráter consultivo, realizado desde 2010 para que jovens dos países membros do G20 possam dialogar entre si e, na condição de futuros líderes dos seus países e do mundo, participar como protagonistas dos processos de reflexão e ampliação da consciência sobre questões globais, compartilhar experiências e conhecimento, argumentar, negociar e construir propostas, soluções e consensos.


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *