Gincana RN + Limpo mobiliza estudantes para a coleta de resíduos eletroeletrônicos

Redes Sociais


União, cooperação e responsabilidade ambiental marcam a 1ª Gincana RN + Limpo, envolvendo mais de 50.000 alunos da Rede Estadual de Ensino. As instituições que formam o Programa RN + Limpo promovem, durante o mês de novembro, uma mobilização nas escolas estaduais como forma de multiplicar os agentes ambientais no Rio Grande do Norte, através da responsabilidade perante o meio ambiente e inspiração das crianças.  A Gincana acontece até o dia 11 de dezembro.

A atividade é fruto da parceria entre a Circular Brain, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema); Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern); Elera Renováveis, e empresa Natal Reciclagem.

O principal objetivo é articular em conjunto com os Comitês Municipais e Escolares de Educação Ambiental estratégias para engajamento dos alunos em uma Gincana de Descarte Correto de Resíduos Eletrônicos. Além disso, coletar a maior quantidade de Resíduos Eletroeletrônicos (REE), evitando o descarte para aterros sanitários e mostrando os benefícios da economia circular (conceito estratégico que baseia na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia).

Participam da ação cerca de 50 escolas estaduais e 50.000 alunos da Região Metropolitana e do Seridó, onde as instituições se tornarão pontos de descarte durante esse período.

As escolas vão receber os resíduos dos alunos e armazenar nas BigBags recebidas. Assim que estiverem cheias, o responsável pela escola deverá entrar em contato com a organização para solicitar a coleta. Cada kg de resíduo eletroeletrônico recebido será equivalente a 1 ponto na Gincana.

De acordo com a subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Idema, Iracy Wanderley, a educação ambiental trabalhada nas escolas é base para mudanças em longo prazo para uma sociedade atenta para cuidar  do meio ambiente. ”Temos procurado incentivar as Prefeituras, através dos Comitês de Educação Ambiental e do Programa Escolas Sustentáveis para, efetivamente, desenvolverem iniciativas com interação, planejamento e engajamento social”, disse Iracy.

Para a pedagoga e educadora ambiental, Laíse Campos, a atuação do Idema foi um instrumento importante para a realização da atividade realizada pela Circular Brain. “Articulamos e mobilizamos com os 18 municípios do Seridó a participarem da gincana. A atividade acontece dentro da Campanha RN + Limpo e toda instituição parceira tem sua contribuição. Quando terminada a ação, através do exemplo os alunos poderão inspirar suas famílias e comunidade a descartarem de maneira adequada cada resíduo”, disse.

Por meio da Educomunicação, os alunos produzem vídeos com mensagens sobre o descarte adequado dos resíduos eletroeletrônicos e postam nas redes sociais, alertando a população sobre os devidos cuidados. As escolas que mais coletarem serão homenageadas pelo Governo do Estado E as vencedoras receberão prêmios.

Como funciona?

Os Comitês de Educação Ambiental indicam pelo menos três instituições de ensino por município, a partir do Ensino Fundamental II para participar da Gincana. As escolas recebem o material de comunicação, assim como BigBags, para guardar os resíduos recebidos. A equipe Organizadora da Campanha formará agentes articuladores que levarão os materiais e aplicarão dinâmicas de Educação Ambiental em todas as escolas participantes.

Premiação

1º Lugar: 8 Computadores Novos

2º Lugar: 2 Computadores Novos

3º Lugar: 1 Computador Novo

O que é Lixo Eletrônico?

Também conhecido como REE, é todo equipamento eletroeletrônico que não utilizamos mais, por não estar mais funcionando ou ser obsoleto, isso ocorre quando uma nova tecnologia foi lançada, impedindo ou dificultando a utilização deste aparelho.


Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *