Igrejas são mais que o dobro de escolas e hospitais, diz IBGE

Igrejas são mais que o dobro de escolas e hospitais, diz IBGE
Redes Sociais


O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta 6ª feira (2.) dados do Censo 2022 com o mapeamento de mais de 111 milhões de coordenadas. O Brasil contabilizou 579.800 templos religiosos em 2022, mais do que o número de instituições de ensino (264.400) e unidades de saúde (247.500) somadas.

Foram 111.102.875 pontos registrados pelo levantamento. Desse total, 109,9 milhões (99%) foram validados posteriormente à coleta cadastrada originalmente no Censo 2022.

Segundo a pesquisa, 90,6 milhões (81,5%) são domicílios particulares e 104.500 (0,1%) são domicílios coletivos. O IBGE diz que cada coordenada geográfica se refere a uma espécie de endereços de domicílios ou outros tipos de uso, como lojas, bancos, prédios públicos, shoppings, entre outros.

O Censo 2022 também registrou as coordenadas de 11,7 milhões (ou 10,5% do total de endereços) de estabelecimentos de outras finalidades, além de 3,5 milhões de edifícios em construção ou reforma.

As coordenadas foram obtidas por meio de georreferenciamento durante as visitas dos pesquisadores. A prática atende a uma recomendação da Divisão de Estatística da ONU (Organização das Nações Unidas). Elas permitem a criação do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos.

O Censo 2022 foi o 1º em que o IBGE identificou a localização precisa de todos os endereços no território nacional. As coordenadas geográficas foram coletadas pelos mais de 180 mil recenseadores que trabalharam no Censo Demográfico 2022, por meio dos seus dispositivos móveis de coleta.

A finalidade da divulgação é a elaboração de políticas públicas. Ela também permite que empresas privadas pensem estratégias comerciais e que a população a consulte para uma série de finalidades, como a localização de endereços em áreas de risco no caso de enchentes, deslizamentos e queimadas, por exemplo.

“Esses dados estão à disposição da sociedade e das 3 esferas de governo, além de empresas, ONGs e instituições acadêmicas. Com essas coordenadas, os órgãos governamentais podem contabilizar com precisão os domicílios expostos a riscos de enchentes e deslizamentos, enquanto as empresas podem refinar suas estratégias comerciais, por exemplo”, diz o instituto.

Os dados podem ser visualizados na Plataforma Geográfica Interativa e no panorama do Censo 2022.

Poder 360


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *