MINISTÉRIO DA AGRICULTURA FAZ ALERTA SOBRE GRIPE AVIÁRIA

Depois que casos foram detectados na Colômbia, governo trabalha junto com setor privado para reforçar a vigilância e segurança das granjas para evitar que a doença chegue ao Brasil.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fez um alerta aos produtores e a iniciativa privada sobre as medidas de prevenção que vêm sendo adotadas e reforçadas no Brasil contra a Gripe Aviária. Alguns casos da doença foram detectados em aves na Colômbia.
Segundo o ministério, as propriedades afetadas no país vizinho estão distantes da fronteira com o Brasil, o Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária tem trabalhado junto com o setor privado para o fortalecimento da segurança das granjas e da vigilância para influenza aviária.
Para tanto foram revisadas as orientações para a vigilância e para a notificação de suspeitas de gripe aviária.
O novo plano reforça a importância da notificação imediata aos serviços veterinários estaduais de aves domésticas e silvestres com sinais respiratórios, nervosos ou com alta mortalidade, indispensável para a detecção rápida da doença. A notificação pode ser feita por qualquer pessoa.
Orientações sobre ações e caracterização de casos suspeitos de gripe aviária podem ser encontradas no site do ministério: gov.br/agricultura.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Roberta Lopes.