Prefeito de Cerro Corá visita aterro sanitário, buscando acabar com problema do lixão no município

Prefeito de Cerro Corá visita aterro sanitário, buscando acabar com problema do lixão no município
Redes Sociais


O Ministério Público Federal (MPF) em Caicó (RN) no ano de 2016 iniciou um processo em busca de resolver esse problema dos lixões na região do Seridó, na época ajuizou ação civil pública buscando solucionar o problema dos lixões existentes em 25 municípios potiguares, sendo 23 da região do Seridó.

Esses espaços de descarte de resíduos a céu aberto estão instalados em locais inadequados, levando diversos riscos à população, e alguns até mesmo em áreas de preservação que compõem a bacia do Rio Potengi. Os danos ambientais podem ser graves e irreversíveis, pois os lixões funcionam em “condições absurdamente periclitantes”.

Nesse período falaram muito em um tal, Plano Estadual de Resíduos Sólidos, que dividiria o estado em cinco áreas e previam a construção de um espaço de descarte para cada região, criando cinco consórcios que ficariam responsáveis por esses aterros. No Seridó, o consórcio foi instalado em 2009, reunindo os 25 municípios réus na ação, mas teve suas atividades praticamente paralisadas após as eleições de 2012.

O aterro previsto seria construído em Caicó, atendendo às demais cidades através de seis estações de transbordo, localizadas em Cerro Corá, Currais Novos, Jardim do Seridó, Jucurutu, São João do Sabugi e Florânia. A obra não saiu do papel e todos os prazos contidos nos TACs se esgotaram. O MPF executou judicialmente os acordos e mesmo com a Justiça aplicando parte das multas previstas em razão do descumprimento, os lixões irregulares continuam sendo o destino dos resíduos. Em Bodó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Equador, Ipueira, Jucurutu. Lagoa Nova, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Fernando, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz. Estes, mesmo sem terem assinado acordos, vêm desrespeitando a legislação ambiental, por falta de recursos para as soluções.

Reconhecendo os prejuízos ambientais e sociais causados pelos lixões, prefeitos de varias cidades do Seridó estiveram visitando a cidade de Passira interior de Pernambuco, entre eles o prefeito de Cerro Corá Raimundo Marcelino Borges, Novinho  que aparece no vídeo, Novinho tem um desejo de por fim esse problema em Cerro Corá.


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *