PUBLICADO EDITAL COM 1.100 VAGAS PARA SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS NA PARAÍBA, CONFIRA AQUI:

PUBLICADO EDITAL COM 1.100 VAGAS PARA SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS NA PARAÍBA, CONFIRA AQUI:
Redes Sociais


O Governo do Estado da Paraíba publicou o edital com 900 vagas para soldado da Polícia Militar e 200 vagas para soldado do Corpo de Bombeiros Militar, com provas previstas para o dia 29 de outubro. As informações completas estão no Diário Oficial de sexta-feira (28).  diario-oficial-28-07-2023-ctp

O concurso é de ensino médio e as inscrições começam nesta terça-feira, dia 1 de agosto, no site www.ibfc.org.br

A remuneração inicial do cargo é de R$ 4.206,87, que pode ter adicionais através de plantão extra remunerado e gratificações específicas de funções.

O certame é composto por quatro etapas. A primeira é o exame intelectual, que tem uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha e uma redação. As disciplinas cobradas são língua portuguesa, raciocínio lógico, geografia e história da Paraíba, língua estrangeira: inglês ou espanhol, noções de informática e noções de direito e sociologia. A segunda etapa é o exame psicológico. A terceira, o exame de saúde. E a última etapa são os testes de aptidão física, com exercícios em barra fixa, abdominal, corrida de 100 metros, corrida de 2.400 metros, salto em altura ou natação – a depender da escolha se é para PM ou para bombeiro.

As inscrições custam 120 reais e devem ser feitas até o dia 30 de agosto. Podem pedir isenção da taxa os doadores de sangue, de plasma sanguíneo, de medula, transplantados e doadores que pertençam a família inscrita no CadÚnico e doadoras de leite materno, desde que atendidos os requisitos e no prazo descritos no item 6 do edital.

Antes de realizar a inscrição, o candidato deve olhar atentamente o edital e observar se preenche os requisitos, a exemplo da altura mínima (1,60 m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino), os limites de idade (18 anos no mínimo e 32 anos no máximo, no ano da matrícula no curso de formação) e não ter antecedentes criminais ou policiais. As exigências completas constam no Diário Oficial ou no site da PM, na aba informações >>concursos.

Das vagas – Para a Polícia Militar, são 810 vagas para o sexo masculino e 90 para o sexo Feminino. No Corpo de Bombeiros, são 180 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino. 20% das vagas são para pessoas declaradas negras, conforme assegura a Lei Estadual nº 12.169/2021. Tem vagas para os 4 regionais do Estado. Os detalhes estão no item 3.2 do edital.


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *