RN vai receber 244 doses da vacina contra varíola dos macacos

O Rio Grande do Norte vai receber na próxima segunda-feira (13) um lote com 244 doses de vacina contra varíola dos macacos, também chamada de monkeypox (mpox). A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está definindo as estratégias para alcançar este público-alvo, em uma articulação entre o Programa Estadual de Imunização, Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e Programa Estadual de IST/Aids.
A ideia da pasta é que a vacinação seja feita em todos esses públicos no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). A data para o início da aplicação das vacinas ainda não foi definida. A vacinação contra a doença será restrita a:
profissionais de laboratório que trabalham diretamente com o vírus;
pessoas vivendo com HIV/Aids com contagem de linfócitos inferior a 200 células nos últimos seis meses
pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox.