Seu RG vai mudar! Veja como conseguir sua nova identidade com CPF único

Seu RG vai mudar! Veja como conseguir sua nova identidade com CPF único
Redes Sociais


Agora temos um jeito novo e unificado de se identificar por todo o Brasil, chamado Carteira de Identidade Nacional (CIN).

O objetivo do Governo ao lançar a CIN foi tornar o processo de identificação mais simples e seguro em todo o território nacional, reduzindo, assim, as chances de alguém tentar aplicar algum golpe usando documentos falsos.

Com essa novidade, o bom e velho RG vai aos poucos sendo substituído, e o CPF assume o posto de número único de identificação.

Por que mudar?
Para começar, cinco milhões de brasileiros já estão com a CIN em mãos. Isso porque 23 estados e o Distrito Federal estão emitindo o novo documento. Mas, calma! Se você ainda tem seu RG, ele continua valendo até 28 de dezembro de 2032.

Esse documento novo não é apenas um pedaço de papel (ou plástico) com sua foto. Ele é a chave para acessar mais de 4.200 serviços on-line que o Governo oferece no portal GOV.BR. Isso mesmo, com a CIN, fica mais fácil para todos entrar na era digital e usar serviços públicos pela internet.

E como faço para ter a minha CIN?
Para solicitar a sua Carteira de Identidade Nacional, você precisa ir até um Instituto de Identificação do seu estado ou do Distrito Federal.

Não esqueça de levar sua certidão de nascimento ou de casamento. Depois de pegar a primeira via da CIN, você também pode baixar a versão digital. É só instalar o app Gov.br, fazer login e seguir os passos para adicionar sua CIN digital ao seu celular.

Digital e segura
A ideia é que a CIN faça mais do que apenas identificar você. Ela vem com um QR Code e uma numeração única (seu CPF) para tornar tudo mais seguro e prático. Segundo Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital, além de aumentar a segurança e diminuir fraudes, a CIN é importante para auxiliar na inclusão digital das pessoas.

E até quando ela vale?
A validade da CIN muda de acordo com a idade. Se você é uma criança de até 12 anos, a validade é de 5 anos. Dos 12 aos 60 anos, o documento vale por 10 anos. E para quem tem mais de 60, não precisa se preocupar com a validade, é para a vida toda!


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *