Titular do Bolsa Família é surpreendido por visita de assistente do CadÚnico

Uma nova medida adotada pelo Governo Federal tem sido motivo de surpresa e espanto para o titular do Bolsa Família. A iniciativa envolve assistentes sociais do Cadastro Único (CadÚnico) com o objetivo de preservar a veracidade das informações fornecidas no ato do registro.
Lula usará verba do Bolsa Família no reajuste do salário mínimo. Entenda como! (Imagem: FDR)
Antes de mais nada, é importante lembrar que o CadÚnico é a porta de entrada para o titular do Bolsa Família. O cidadão que deseja fazer parte da folha de pagamento do programa deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo e realizar o cadastro social.
Para fazer parte do CadÚnico o titular do Bolsa Família deverá responder um questionário que contém uma série de indagações sobre a composição familiar, renda, condições de moradia, grau de escolaridade, muito mais. Essas perguntas visam obter um parâmetro sobre a veracidade da condição de pobreza ou extrema pobreza alegada pelo cidadão.
No entanto, a realização de registros fraudulentos no CadÚnico visando se tornar um titular do Bolsa Família já se tornou uma atitude corriqueira. Por esta razão, no processo de atualização cadastral, o Governo Federal decidiu disponibilizar assistentes sociais do CRAS para realizarem visitas domiciliares aos beneficiários.
Durante as visitas serão verificadas informações como a situação econômica familiar, o número de pessoas que moram na mesma residência, na existência de crianças, qual é a frequência escolar e o status do cartão de vacina, entre outros pontos relevantes.
A veracidade das informações é de extrema importância para assegurar a correta destinação dos recursos ao titular do Bolsa Família, garantindo que o auxílio seja concedido às famílias que realmente necessitam.
Fonte: FDR/Terra