Vereadores de Cerro Corá articulam reeleição; “Janela” partidária será 5 de março

0
333

A corrida já começou nos bastidores da política em Cerro Corá, como as primeiras conversas, parcialmente definindo chapas já circularam nas redes sociais, a perspectivas de surgimento de vagas no legislativo deixou os atuais vereadores e os prováveis candidatos de orelha em pé. O objetivo escolher o partido que ofereça melhor chance para a reeleição.

Janela partidária é o período de 30 dias, que começa sete meses antes da eleição, em que os políticos podem trocar de partido, sem correr risco de perder o mandato.

A principal preocupação o fim das coligações para as eleições proporcionais. Quem pretende chegar a uma cadeira no Legislativo municipal terá que concorrer em uma “chapa pura”, sem a possibilidade de formar uma coligação com dois ou mais partidos. Esta será a primeira eleição proporcional com esta determinação em vigor.

A mudança deve alterar quantos partidos conseguem, sozinhos, alcançar o número mínimo de votos necessários para obter uma vaga, neste caso, na Câmara Municipal.

Esse número mínimo é obtido por meio do cálculo do quociente eleitoral, ou seja, a divisão do número total de votos válidos para o cargo pelo número de vagas a serem preenchidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui