Anvisa confirma 2 primeiros casos da variante ômicron no Brasil

Anvisa confirma 2 primeiros casos da variante ômicron no Brasil
Redes Sociais

A Anvisa confirmou 2 casos da ômicron, nova variante do coronavírus, no Brasil nesta terça-feira (30). Um casal que chegou da África do Sul presentou resultado laboratorial positivo para a variante Ômicron da Covid-19, após testagem realizada pelo laboratório Albert Einstein.

Esses são os primeiros infectados no Brasil. A amostra dos pacientes passará por uma análise extra no Instituto Adolfo Lutz, para garantir que se trata da variante. Os casos confirmados são de um viajante vindo da África do Sul e de sua mulher. Ele desembarcou em Guarulhos em 23 de novembro. O viajante entrou no país antes da notificação mundial sobre a nova variante.

Antes de viajar ao Brasil, ele havia realizado um teste RT-PCR com resultado negativo. O passageiro realizou novamente o exame em 25 de novembro, para regressar ao país africano, dessa vez com sua mulher. O teste de ambos foi positivo.

O diagnóstico foi comunicado ao Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) de São Paulo. O hospital Albert Einstein então realizou o sequenciamento genético das amostras.

A Anvisa notificou o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo sobre os casos. Dessa forma, os órgãos podem tomar as medidas necessárias para evitar a propagação da nova variante. O Cievs deve monitorar os casos da cepa no país.

Poder 360


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.