Cerro Corá foi contemplado com Oxímetros e outros municípios potiguares(Confira Aqui)

0
341

A chegada de oxímetro em municípios potiguares, nesta quarta-feira (12), através de doação do Banco Itaú, em decorrência da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus, foi algo louvável e a ser comemorado no Rio Grande do Norte, principalmente, pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RN). Os 2.410 oxímetros foram distribuídos aos municípios pelo “Projeto Todos pela Saúde”, após entendimento entre Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Para os municípios potiguares com população acima de 100.000 habitantes (Natal, Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante) os equipamentos chegaram diretamente nas Secretarias Municipais de Saúde. Antes de chagarem aos municípios de menor porte, com população inferior a 100 mil habitantes, os oxímetros foram encaminhados ao almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e depois às Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps), logística efetuada sob monitoramento das coordenações estaduais da APS e do Cosems-RN.

De acordo com a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN, Maria Eliza Garcia, a disponibilidade dos equipamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) auxilia na estratificação dos riscos dos casos de COVID-19, pois embasa as equipes com mais segurança da necessidade ou não do usuário ser referenciado para outro serviço dentro dos fluxos estabelecidos na Rede de Atenção à Saúde (APS).

Veja AQUI a quantidade de oxímetros recebida por cada município potiguar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui