Monitor de Secas: Quadro de seca no RN é o de pior condição dentre os estados nordestinos

Monitor de Secas: Quadro de seca no RN é o de pior condição dentre os estados nordestinos
Redes Sociais

Na região Nordeste aconteceu o avanço da seca grave no RN e da seca moderada no leste do MA e oeste do PI, devido à piora nos indicadores do fenômeno, segundo a última atualização do Monitor de Secas de agosto.

Por outro lado, devido às chuvas acima da média nos últimos meses, houve um recuo da seca moderada em parte do litoral baiano e da seca fraca no leste pernambucano. Em termos de área com seca, houve um recuo do fenômeno em PE e no PI. Nos demais estados nordestinos, as porções com seca se mantiveram estáveis.

Entre julho e agosto, o RN teve um agravamento da seca com o aumento significativo da área com seca grave, que subiu de 38% para 52% do estado – pior condição dentre os estados nordestinos. Esta é a maior área com seca grave no território potiguar desde setembro de 2018: 54%.

Além disso, a condição verificada em agosto foi a mais severa no estado desde janeiro de 2019, quando 12% do RN passaram por seca extrema.

Desde dezembro de 2020, todo o território potiguar registra seca, frisa informação da assessoria de imprensa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *