Na edição comemorativa dos 50 anos, Jerns deverá ser cancelado no RN

Na edição comemorativa dos 50 anos, Jerns deverá ser cancelado no RN

No ano em que iria comemorar 50 anos, um dos eventos esportivos mais tradicionais do Rio Grande do Norte e do Nordeste será cancelado. Os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns), promovido pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), não vai acontecer em 2020. A informação foi confirmada pelo subsecretário de esportes, Francisco Canindé de França, ao programa Tribuna Esporte, da Jovem Pan News Natal. Para substituir o Jerns, etapas festivas nas cidades estão sendo avaliadas.

De acordo com o gestor, a situação da pandemia de coronavírus não permitiu que a Coordenadoria de Desportos do RN (Codesp), conseguisse organizar os jogos em 2020. Após decreto da governadora Fátima Bezerra, as aulas no RN estão suspensas até o dia 31 de maio.

“Considerando que os eventos esportivos, modalidades, tem presença e participação e promovem aglomerado de pessoas: atletas, técnicos, profissionais. Este ano, teríamos a comemoração dos 50 anos dos Jerns. Com o surgimento da pandemia, não temos condições, por recomendações de ordens de saúde e de segurança do ponto de vista epidemiológico, indicam que não teremos condições de realizar a grande festa alusiva e comemorativa aos 50 anos do Jerns no RN”, disse Canindé de França. A festa prevista para este ano, portanto, ficaria para o ano que vem, segundo o gestor.

Historicamente, os Jerns são constituídos de etapas regionais nas 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direc) espalhadas por cidades do Estado. Após isso, a competição aglutina os principais vencedores em Natal. Em 2019, por exemplo, foram 27 modalidades e mais de 14 mil atletas na fase final dos Jerns na capital potiguar.

A ideia da pasta, nesse caso, é promover edições festivas nas regionais do Estado. “Vamos fazer adaptações. Vamos realizar os jogos por Direcs. Vamos realizar os festivais regionais. Claro que com as medidas de segurança e no momento próprio e adequado. Estamos tecnicamente preparados, do ponto de vista da logística e da construção, para que os jogos sejam realizados nas Direcs, preferencialmente município a município, que serão denominados regionais”, comentou. As mesmas medidas serão adotadas para o paradesporto.

Com relação aos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (IX Juverns), que classificam para a etapa regional Nordeste,  que consequentemente leva os estudantes aos Jogos Escolares da Juventude, a definição recebida pela Secretaria de Educação por parte do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) foi de que as regionais já foram suspensas e as modalidades coletivas foram retiradas do calendário. “Até o final de junho o COB vai se pronunciar no sentido se vai manter a competição em 2020 ou não”, completou.

Tribuna do Norte

djaildo

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *