Prefeitura de Cerro Corá anuncia Raí Saia Rodada como primeira atração para a festa de 70 anos de emancipação politica

Prefeitura de Cerro Corá anuncia Raí Saia Rodada como primeira atração para a festa de 70 anos de emancipação politica
Redes Sociais


Estamos vivendo os 70 anos de emancipação politica do município de Cerro Corá, a Suíça do Seridó, cidade altaneira, maravilhosa com seus encantos, esse final de ano precisamente no dia 11 de dezembro, celebraremos 70 anos dessa emancipação, já foi anunciada a primeira atração para a comemoração, mas não será apenas festa, teremos outras atividades sociocultural de iniciativa publica ou social, aguardem!

História

Os índios Canindés e Janduís, os primeiros habitantes da localidade, começaram uma sublevação no final do século XVII, e uma expedição dirigiu-se à região com o objetivo de reprimir o levante. Mas os grupos de povoamento só chegaram à localidade com a fixação de colonizadores, apenas no século seguinte, dedicados à agricultura e à pecuária.

A primeira proprietária de terras na localidade foi Adriana de Holanda Vasconcelos, que no ano de 1764 recebeu duas Datas de Terras. Dona Adriana doou parte da serra que ficava em suas terras a Nossa Senhora Santana, surgindo o nome Serra de Santana.

Nos idos de 1886, o Major Lula Gomes, paraibano de Picuí, proprietário da localidade chamada de Barro Vermelho, fundou o povoado de Caraúbas, nome dado em referência à existência de carnaubeiras nas redondezas. Com o incentivo inicial de Lula Gomes, o povoado se desenvolveu com o importante trabalho de Manoel Salustino Gomes de Macedo, João Soares de Maria, João Pinto, Manoel Osório de Barros e Tomaz Pereira de Araújo, sendo que este último desenvolveu a cidade até esta chegar a categoria de cidade.

A primeira residência que se tinha noticia era a de Gracindo Deitado, onde hoje existe uma loja de eletrodomésticos, na rua Sérvulo Pereira, centro. O primeiro nome do povoado foi Barro Vermelho, se assim dizia porque os vaqueiros que ali passavam ficavam com as roupas tingidas pelo barro daquela cor. Depois, o povoado se chamou Caraúbas, tendo passado a ser chamar Cerro Corá para não ser confundido com o município homônimo da região Oeste do Rio Grande do Norte.

Em homenagem ao último momento histórico da Guerra do Paraguai, o Presidente da Intendência de Currais Novos, João Alfredo Galvão, o Joca Pires, no ano de 1922, mudou o nome do povoado para Cerro Corá, passando a distrito do município de Currais Novos em 1938, pelo Decreto número 603.

No dia 11 de dezembro de 1953, através da Lei número 1.031, desmembrado de Currais Novos, o distrito de Cerro Corá passou à categoria de município do Rio Grande do Norte. O então deputado estadual Cortez Pereira foi o autor do projeto de lei de emancipação política do município, depois sancionada pelo então governador Silvio Pizza Pedrosa.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cerro Corá, pelo decreto nº 603, de 31/10/1938, como parte integrante do município de Currais Novos. Pela Lei n° 1.031, de dezembro de 1953, sancionada pelo então Governador do Estado, Dr. Silvio Pizza Pedrosa, o distrito foi desmembrado de Currais Novos e elevado a categoria de município.


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *