LULA COMPLETA 1 ANO COMO CANDIDATO E PREPARA VIAGENS PARA CONTER BOLSONARO; O PETISTA NÃO QUER ESTIMULAR GRANDES AGLOMERAÇÕES.

LULA COMPLETA 1 ANO COMO CANDIDATO E PREPARA VIAGENS PARA CONTER BOLSONARO; O PETISTA NÃO QUER ESTIMULAR GRANDES AGLOMERAÇÕES.
Redes Sociais


Um ano após recuperar os seus direitos políticos eleitorais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara um novo ciclo de viagens pelo Brasil mirando as eleições presidenciais. A iniciativa é defendida por setores do PT diante da possibilidade de avanço do presidente Jair Bolsonaro (PL) em pesquisas de intenção de voto.

Nesta terça-feira (8), completa um ano da decisão do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), que anulou as condenações de Lula na Lava Jato —alegando incompetência da Justiça de Curitiba para julgar os casos— e permitiu a retomada da elegibilidade do petista.

Desde então, o petista se tornou extraoficialmente pré-candidato ao Palácio do Planalto. Além disso, nos últimos 12 meses, obteve uma série de vitórias na Justiça.

Para 2022, o PT tem a vitória de Lula como prioridade máxima, mas tem articulado palanques nos estados com o intuito de aumentar sua bancada na Câmara dos Deputados, favorecendo a governabilidade em um eventual governo petista.

A aliança com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que deverá compor a chapa ao lado de Lula, é um dos indicativos do ex-presidente de que precisará estender as conversas para integrantes de outras correntes ideológicas além da esquerda, como tem defendido publicamente em entrevistas recentes.

A avaliação entre petistas é que é preciso que o ex-presidente comece um giro pelos estados para mostrar que será candidato neste ano e se consolidar como líder das pesquisas. Para isso, a sua presença nas regiões do país seria importante.

A ideia de fazer esse movimento partiu do próprio Lula, que vocalizou na semana passada o desejo de voltar a viajar pelo país.

O ex-presidente disse a pessoas próximas que passou muito tempo em São Paulo trabalhando em articulações políticas para viabilizar alianças com nomes considerados de centro e que chegou a hora de botar o bloco na rua.

A intenção é que o petista comece esse movimento entre o fim deste mês e o começo de abril —apesar do roteiro ainda não ter sido definido, há o entendimento de que o ex-presidente passe por todas as regiões brasileiras.

Aliados do ex-presidente defendem que Lula comece o roteiro pelo Nordeste. Visitas a estados como Santa Catarina e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal, também devem ocorrer.

 As viagens estariam conciliadas com o anúncio da candidatura do petista ao Palácio do Planalto, que é esperada para ocorrer até a primeira quinzena de abril.

Apesar do desejo de Lula, há entre petistas o receio em relação à pandemia da Covid e também com a segurança do ex-presidente. Segundo interlocutores do petista, ele não quer estimular grandes aglomerações.

Folha de São Paulo


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *